Lançado originalmente em novembro de 1974, Molhado de Suor foi considerado ousado para a época e a vendagem foi modesta. De alguns anos para cá, no entanto, tornou-se objeto de culto e referência para as novas gerações.
O primeiro disco de vinil solo de Alceu Valença contou com a direção musical de um jovem talento, Cássio Tucunduva, amigo de Alceu e guitarrista da banda Os Lobos. Das idas e vindas aos ensaios diários na casa de Cássio, em Niterói, surgiu a inspiração para uma das primeiras canções ecologicamente engajadas do pop nacional, “Dente do Ocidente”. Da barca que o levava e o trazia de Niterói, Alceu avistou uma espuma esquisita boiando sobre a Baía de Guanabara. Ali mesmo rabiscou a letra: “Essa espuma sobre a praia / É um dente de ocidente / É um dente, um osso, um dente / Vomitado pelo mar / Vem em ondas poluídas / Vem em nome da moral / Vem na crista dessa onda / A cultura ocidental”.
Molhado de Suor traz uma nova versão para “Papagaio do Futuro”, além de folk ardido do sertão, incursões armoriais e aromas orientais em canções como “Chutando Pedras”, “Pedras de Sal”, “Cabelos Longos”, “Borboleta”, “Mensageira dos Anjos” e “Punhal de Prata”, essa a primeira a ser registrada durante as sessões de gravação. Os toques altamente psicodélicos vinham de um elemento fundamental àquela história toda, Lula Côrtes e seu tricórdio, trazidos especialmente do Recife para as gravações no estúdio da Som Livre, no Rio.
Em 1974, Alceu reinventou o diálogo entre tradição e modernidade. Molhado de Suor desceu a ladeira e chegou na praça carregando frevo, baião, maracatu, folk, embolada e rock psicodélico, criando uma sonoridade que resiste ao tempo e inaugura uma estética nordestina modelo/referência para tudo o que viria adiante. Com textos que evocam paisagens áridas, amores intensos e misticismo, Molhado de Suor posicionou Alceu Valença como um artista visionário, capaz de traduzir o sertão em poesia e experimentos musicais.
Esta edição é em vinil laranja 180g, inclui faixa bônus (“Vou Danado Pra Catende”), reprodução do encarte original com as letras e encarte extra com fotos e texto inédito do jornalista Bento Araújo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante.
LP laranja 180g
Faixa bônus (“Vou Danado Pra Catende”)
Capa simples
Texto inédito do jornalista Bento Araujo
Reprodução do encarte original com as letras e encarte extra com fotos
Obi
Loja online destinada á venda de Artigos Colecionáveis: Discos de Vinil, Cds, Fitas Cassetes, DVDs. Temos como objetivo oferecer a você, uma boa experiência de compra e que volte sempre que precisar de música. Porque, para nós, MÚSICA É O QUE IMPORTA.